segunda-feira, 26 de julho de 2021

O que significa ser transexual?


Algumas pessoas sentem que o sexo que lhes foi atribuído no nascimento não corresponde à sua identidade de gênero, ou o gênero que eles sentem que estão dentro. Estas pessoas são muitas vezes chamadas transgêneros.

Transgênero é um termo que inclui as muitas maneiras que as identidades de gênero das pessoas podem ser diferentes do sexo que elas foram atribuídas no nascimento. Há muitos termos diferentes que as pessoas transexuais usam para se descreverem. Por exemplo, às vezes a palavra transgênero é encurtada para apenas trans, trans ou trans masculino/trans feminino. É sempre melhor usar a linguagem e os rótulos que a pessoa prefere o significado da palavra transgênero.

Os transgêneros expressam suas identidades de gênero de muitas maneiras diferentes. Algumas pessoas usam seu vestido, comportamento e maneirismos para viver como o gênero que se sente certo para eles. Algumas pessoas tomam hormônios e podem ter cirurgia para mudar seu corpo para que corresponda à sua identidade de gênero. Alguns transgêneros rejeitam a compreensão tradicional do gênero como dividido entre apenas "masculino" e "feminino", então eles identificam apenas como transgênero, ou genderqueer, genderfluid, ou qualquer outra coisa.

As pessoas transexuais são diversas em suas identidades de gênero (a forma como você se sente no interior), expressões de gênero (a maneira como você se veste e age), e orientações sexuais (as pessoas que você é atraído por).

Quando o sexo atribuído às pessoas e a identidade de género são iguais, chamam-se cisgender.

Disforia de gênero é um termo que psicólogos e médicos usam para descrever a angústia, infelicidade e ansiedade que as pessoas transexuais podem sentir sobre o desfasamento entre seus corpos e sua identidade de gênero. Uma pessoa pode ser formalmente diagnosticada com disforia de gênero, a fim de receber tratamento médico para ajudá-los a transição.

Psicólogos costumavam chamar isso de "transtorno de identidade de gênero"."No entanto, o desfasamento entre o corpo de uma pessoa e a identidade de gênero não é em si uma doença mental (mas pode causar angústia emocional), então o termo foi alterado para refletir isso.

As pessoas confundem frequentemente a identidade de género com a orientação sexual. Mas ser transgênero não é a mesma coisa que ser lésbica, gay ou bissexual. A identidade de gênero, seja transgênero ou cisgênero, é sobre quem você está dentro como homem, mulher, ambos, ou nenhum destes. Ser lésbica, gay, bissexual ou heterossexual descreve por quem nos sentimos atraídos e por quem nos sentimos atraídos romanticamente, emocionalmente e sexualmente.

Uma pessoa transexual pode ser gay, lésbica, heterossexual ou bissexual, tal como alguém que é cisgender. Uma maneira simples de pensar sobre isso é: orientação Sexual é sobre com quem você quer estar. A identidade de género é sobre quem tu és.

Passar descreve a experiência de uma pessoa transgênero sendo vista por outros como o gênero que eles querem ser vistos como. Um exemplo seria uma mulher trans usando a casa de banho das mulheres e sendo vista como mulher por aqueles ao seu redor.

A passagem é extremamente importante para muitos transgêneros. Passar pode ser emocionalmente importante porque afirma a sua identidade de gênero. A passagem também pode proporcionar segurança contra o assédio e a violência. Por causa da transphobia, uma pessoa transgênero que passa pode experimentar um tempo mais fácil de se mover pelo mundo do que uma pessoa que é conhecida por ser transgênero ou parece mais andrógino.

Mas nem todos os transgêneros sentem o mesmo sobre a passagem. Enquanto passar é importante para algumas pessoas, outros sentem que a palavra sugere que a apresentação de gênero de algumas pessoas não é tão real como outros. Eles podem sentir que passar implica que ser visto por outros como cisgender é mais importante do que ser conhecido como transgênero. Alguns transgêneros estão confortáveis com e orgulhosos de estar fora como trans e não sentem a necessidade de passar como uma pessoa cisgender.

Identificar como transgênero (ou trans) significa saber que sua identidade de gênero é diferente do sexo atribuído a você no nascimento. Por exemplo, isso pode significar que você foi designado homem no nascimento, mas você sabe que sua identidade de gênero é mulher. Isso também pode significar que você foi designado homem ou mulher no nascimento, mas entenda que a sua identidade de gênero não é um ou outro. Nesse caso, sua identidade de gênero pode ser melhor descrita como não binária.

Muitas pessoas sabem que eles são trans de uma idade muito jovem — mesmo tão jovem quanto a idade 3. Para outros, pode não ser algo que eles entendam completamente sobre si mesmos até mais tarde na vida. Não faz mal não saber, ou questionar a tua identidade de género. Aconteça o que acontecer, a tua identidade de género é válida.

Lembre-se de fazer de sua segurança pessoal uma prioridade, e só fazer o que se sente seguro para você. E mais importante: você não é a primeira pessoa a fazer essas perguntas sobre sua identidade de gênero, e você não está sozinho.

Fonte: https://definicao.net/genero-signifcado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário